13 MAR 2017
ENTREVISTA NA RÁDIO

O Coordenador Municipal de Vigilância Sanitária, Reginaldo Adriano, esteve no mês de fevereiro na rádio FM CIDADE para entrevista com a temática: Prevenção de endemias.

Os agentes epidemiológicos são auxiliares na prevenção de dengue, febre amarela, zika, chikungunya, além de outras endemias.

Por que a ação de prevenção tem que ser executada por todos ? Os agentes realizam um trabalho de prevenção e combate ao aedes aegypti, mas não são capazes de estar em todo o território do município. Por isso, é importante a participação de todos. Tire pelo menos 10 minutos por semana e já será suficiente.

Algumas ações que você pode tomar:
Tampar todas caixas d’água;
Manter calhas limpas;
Garrafas viradas para baixo;
Não deixar água nos vasos de planta;
Mantenha o lixo em local adequado e coloque lixo nos horários específicos para coleta seletiva;
Retire a água dos pneus e guarde-os em local seguro;
Mantendo o seu quintal limpo e não sujando lotes vagos você garante a sua segurança e de toda a população.

Uma curiosidade: Capim citronela e erva cidreira são repelentes naturais. As pessoas que possuem essas plantas nas proximidades de suas casas não tem problemas com muitos mosquitos e outros insetos. É uma ação simples, prática e natural para diminuir os problemas com insetos que causam levar vários transtornos para o cidadão.