16 MAR 2017
COMUNICADO OFICIAL - GABINETE DO PREFEITO

O município de Crucilândia, assim como grande parte do Brasil, vivenciou nos últimos anos, com reflexos até hoje uma grave crise hídrica.

No período de 2008 a 2012, a Prefeitura se empenhou para implantar políticas públicas para o bem estar da população, especialmente na área rural, com a implantação de poços artesianos e canalização de água de casa em casa.

Hoje são mais de 13(treze) comunidades contempladas nessa gestão com água potável em casa, através de Sistema Simplificado de Água. Investimento feito com dinheiro proveniente de recursos próprios e com emendas parlamentares.

Graças a este esforço conjunto, o município tem hoje 90% de cobertura da área rural.

A manutenção e ampliação do sistema de água em cada comunidade configura hoje um grande desafio. Portanto, a Prefeitura de forma democrática está reunindo com todas as comunidades, para que os próprios usuários definam como será realizada a gestão de sua água, assim, como ocorreu na comunidade de Sesmarias.

Em outros municípios, a maioria das comunidades assumiu de forma organizada e democrática o controle da água obtendo bons resultados.

Esclarecemos que a Prefeitura não estipula taxa, não define critérios e valores, até porque todo esse gerenciamento é realizado por um Conselho/Associação em comunidade.

A partir do momento que a comunidade assume o gerenciamento da água, a prefeitura faz o contrato de cessão de uso para a mesma.

O objetivo da atual gestão é fazer funcionar bem o que tem. Repudiamos quaisquer manifestações demagógicas e oportunistas.

A prefeitura continuará instalando poços artesianos para atender a população e será o povo quem definirá o que é melhor para a comunidade.

Laercio de Souza
Prefeito de Crucilândia