17 FEV 2023
Carnaval 2023 somente com proteção!

Carnaval é diversão, prazer e alegria. É uma das festas mais populares e representativas do mundo. Tem um gosto de liberdade, mas também de responsabilidade. Exige dos foliões cuidado consigo, com seu corpo e suas relações. Em todos os cantos, onde há festa as pessoas costumam aproveitar os dias de folia para curtir com os amigos, encontrar “crushs” e por que não fazer novos contatinhos? Tudo isso é muito bom, mas fica melhor se, numa relação mais íntima, houver consciência e prevenção contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), HIV e Hepatites Virais.

É importante destacar que nos últimos anos houve um aumento considerável de casos de sífilis no País. Segundo dados do Boletim Epidemiológico de Sífilis 2019, divulgado pelo Ministério da Saúde, no período de 2010 a junho de 2019 foram notificados no Sinan um total de 650.258 casos de sífilis adquirida, dos quais 53,5% ocorreram na Região Sudeste, 22,1% no Sul, 12,9% no Nordeste, 6,5% no Centro-Oeste e 4,9% no Norte.

A infecção pelo HIV também aumentou nos últimos anos. De 2007 até junho de 2018 foram notificados 247.795 casos de infecção. No Boletim Epidemiológico 2019, esses números sobem para 300.496 casos, um aumento de 82,46% nas notificações.

É necessário e urgente que o governo assuma, de fato, a responsabilidade de assegurar o direito constitucional a todas e todos os cidadãos brasileiros, garantindo o acesso à saúde de forma integral, universal e igualitária, com políticas públicas adequadas, investindo em campanhas de prevenção, sem conotação preconceituosa e discriminatória e ampliando o acesso aos serviços de saúde, preservativos, profilaxias Pré e Pós-Exposição (PrEP e PEP), medicamentos e demais insumos de prevenção e tratamento. É importante que a sociedade fale, converse abertamente sobre sexualidade, IST, racismo, lgbtfobia, misogenia, violência de gênero, liberdades e direitos. Precisamos falar sobre esses temas sem medo. Os esforços devem ser coletivos.

Secretaria de Saúde,

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde