03 SET 2020
Secretaria de Assistência Social de Crucilândia inicia as atividades do CRAS Itinerante nas áreas rurais.

Com o objetivo de ampliar o Serviço de Proteção Social Básica no Município de Crucilândia, a Secretaria Municipal de Assistência Social - SMAS acaba de implantar o Centro de Referência de Assistência Social Itinerante, por meio do qual serão fornecidas  informações relativas aos serviços disponibilizados pela Assistência Social: Cadastro Único para Programas Sociais, benefícios eventuais, atendimentos técnicos, encaminhamentos e orientações, tudo de forma descentralizada, diretamente nas comunidades rurais do município, facilitando, dessa forma, o acesso das famílias aos serviços, principalmente àquelas que necessitam do PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Familia) identificado através de violações de direitos que levem à situação de vulnerabilidade social.
Neste momento, em virtude da pandemia da COVID-19, foram realizadas alterações na rotina de trabalho do CRAS e o Itinerante possui um cronograma de trabalho diferenciado,  voltado, preferencialmente, para o benefício eventual de cesta básica.

“A implantação do CRAS Itinerante é uma demanda da SMAS e também uma reivindicação por parte do Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS, considerando a dificuldade de muitas famílias em situação de vulnerabilidade social de se deslocarem até o centro de referência localizado no perímetro urbano”, observa o Secretário de Assistência Social, Getúlio Queiroga de Figueiredo.

Com o objetivo de evitar aglomerações, os atendimentos são agendados exclusivamente via call center da SMAS:  (31) 35741347.

Prefeitura de Crucilândia.

Fonte: Secretaria de Assistência Social