29 JUL 2020
Comunicado importante!!!

A partir de 30 de julho de 2020, a abertura e o funcionamento dos setores de comércio e de serviços do Município de Crucilândia dependem de avaliação do Governo do Estado. Por decisão judicial, que atinge todos os 853 municípios mineiros, o Município de Crucilândia também aderiu ao “Plano Minas Consciente”, programa para conter o avanço dos casos de COVID-19 no território mineiro. A adesão é válida a partir desta quinta-feira (30/07/2020), conforme Decreto Municipal nº 47, de 17 de julho de 2020.

O “Plano Minas Consciente” define o que pode funcionar, conforme critérios técnicos estabelecidos pelo próprio Governo de Minas Gerais. Setoriza as atividades econômicas em quatro “ondas”: verde – serviços essenciais; branca – primeira fase; amarela – segunda fase e vermelha – terceira fase. Nessas “ondas”, os estabelecimentos são liberados para funcionamento de forma progressiva, conforme indicadores de capacidade assistencial e de propagação da doença, por macrorregião de saúde.

Pelos dados atuais, Crucilândia passa a seguir as normas do programa para a região Central, que atualmente se encontra na denominada ‘Onda Verde’. Essa classificação é a mais restrita dentre as quatro ‘ondas’. Ela autoriza a abertura apenas dos serviços/atividades considerados essenciais, com base no entendimento técnico do governo mineiro.

A cada 21 dias, o Estado de Minas Gerais avalia os dados epidemiológicos e informa no site oficial do programa se houve progresso ou regressão quanto às ondas adotadas em cada região. Dessa forma, a retomada gradual do comércio, serviços e de outros setores, dependerá do cumprimento de um conjunto de protocolos, que garantam a segurança sanitária da população, e da redução do número de casos de COVID-19 na região.
 Os serviços/atividades que estão autorizados a funcionar no Município são:

Clique AQUI e confira quais segmentos estão autorizados a funcionar na Onda Verde, de acordo com o “Plano Minas Consciente”.

Mais informações sobre o “Plano Minas Consciente”, inclusive com relação aos protocolos sanitários de cada serviço/atividade, podem ser obtidas no site https://www.mg.gov.br/minasconsciente/empresarios.

Fonte: Prefeitura de Crucilândia