20 JUL 2020
Coronavírus | Informe Epidemiológico 20/07/2020!!!

Conforme decreto em vigor, manteremos este informe diariamente até regularização da Pandemia.

Tivemos 05 casos suspeitos, 02 curados e saiu o resultado do óbito em investigação: negativo para COVID-19.Continuamos com 13 pacientes em monitoramento. Pacientes testados até o momento 428 ( 163 RT-PCR e 265 testes rápidos) e ainda há 19 famílias em isolamento domiciliar e 02 pacientes em internação hospitalar.

Definições de Casos Operacionais.

👉CASO SUSPEITO DE DOENÇA PELO CORONAVÍRUS (COVID-19);

● Situação 1 – VIAJANTE: pessoa que, nos últimos 14 dias, retornou de viagem internacional de qualquer país e apresente:

○ Febre e

○ Pelo menos um dos sinais ou sintomas respiratórios (tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta, coriza, saturação de O2 < 95%, sinais de cianose,

batimento de asa de nariz, tiragem intercostal e dispneia);

● Situação 2 – CONTATO PRÓXIMO: pessoa que, nos últimos 14 dias, teve contato próximo de caso suspeito ou confirmado para COVID-19 E apresente:

○ Febre ou

○ Pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta, coriza, saturação de O2 < 95%, sinais de cianose, batimento de asa de nariz, tiragem intercostal e dispneia).

👉CASO PROVÁVEL DE DOENÇA PELO CORONAVÍRUS 2019 (COVID-19);

● Situação 3 – CONTATO DOMICILIAR: pessoa que, nos últimos 14 dias, resida ou trabalhe no domicílio de caso suspeito ou confirmado para COVID-19 E apresente:

● Febre ou

● Pelo menos um sinal ou sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta, coriza, saturação de O2 < 95%, sinais de cianose, batimento de asa de nariz, tiragem intercostal e dispneia) ou

● Outros sinais e sintomas inespecíficos como: fadiga, mialgia/artralgia, dor de cabeça,calafrios, gânglios linfáticos aumentados, diarreia, náusea, vômito, desidratação e
inapetência.

👉CASO CONFIRMADO DE DOENÇA PELO CORONAVÍRUS 2019 (COVID-19);

● LABORATORIAL: caso suspeito ou provável com resultado positivo em RT-PCR em tempo real, pelo protocolo Charité.

● CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICO: caso suspeito ou provável com histórico de contato próximo ou domiciliar com caso confirmado laboratorialmente para COVID-19, que apresente febre ou pelo menos um dos sinais ou sintomas respiratórios, nos últimos 14 dias após o contato, e para o qual não foi possível realizar a investigação laboratorial específica.

👉CASO DESCARTADO DE DOENÇA PELO CORONAVÍRUS 2019 (COVID-19);

Caso que se enquadre na definição de suspeito e apresente resultado laboratorial negativo para SARS-CoV2 OU confirmação laboratorial para outro agente etiológico.

👉CASO CURADO DA DOENÇA PELO CORONAVÍRUS 2019 (COVID-19);

Diante das últimas evidências compartilhadas pela OMS e países afetados, o Ministério da Saúde define que são curados:

● Casos em isolamento domiciliar: casos confirmados que passaram por 14 dias em isolamento domiciliar, a contar da data de início dos sintomas E que estão assintomáticos.

● Casos em internação hospitalar: diante da avaliação médica.

Fonte: Secretaria de Saúde